quinta-feira, 1 de novembro de 2007

ÉTICA






TEXTO 1 - O QUE É ÉTICA?



Sabemos que a palavra ética vem do grego antigo ἠθική [φιλοσοφία] "Filosofia Moral", do adjetivo ἤθος ēthos "costume, hábito", pode ser também costume de uma pessoa ou costumes de um povo, num primeiro momento sabemos que a ética estuda os valores e os costumes de uma pessoa ou um grupo. Nesse sentido ética são normas e regras que orientam a conduta humana, porém estudar ética é estudar os tipos de julgamentos que fazemos sobre o que consideramos o certo ou errado, e esses julgamentos podem ser classificados de acordo com certa linha ética existente, ou seja, a ética é um instrumento que busca uma classificação, uma "determinação do que é certo ou errado, bom ou mau, permitido ou proibido, de acordo com um conjunto de normas ou valores adotados historicamente por uma sociedade" (cf.Danilo Marcondes in: Textos Básicos de Ética, p.9). Estudar ética então, é necessário, e é um desafio também, pois COMO FALAR DE ÉTICA EM UM PAÍS SEM ÉTICA? Mas precisamos pensar para podermos agir bem, para vivermos em um mundo melhor.

Ética é a ciência normativa do comportamento humano, com vistas tanto ao bem individual como ao bem comum. Por ela é que se define como devem ser nossos caminhos, nosso trabalho, nossas escolhas.

Sugestão de leitura:VALLS, Álvaro L. M. O que é Ética. Coleção primeiros passos, 9ª edição. São Paulo: Ed.brasiliense, 1994.
PEREIRA, Otaviano. O que é Moral. Coleção primeiros passos, 1ª edição. São Paulo: Ed.brasiliense, 1991.
___________________



TRÊS LINHAS ÉTICAS:




Ética Normativaética moral - baseia-se em princípios e regras morais fixas.


Ética Profissional e Ética Religiosa: As regras devem ser obedecidas.




Ética Teleológica


ética imoral - baseia-se na ética dos fins: “Os fins justificam os meios”.


Ética Econômica: O que importa é o capital.




Ética Situacional


ética amoral - baseia-se nas circunstâncias. Tudo é relativo e temporal.


Ética Política: Tudo é possível, pois em política tudo vale.