sexta-feira, 9 de novembro de 2007

MUTUÁRIO - CUIDADO !!!



As armadilhas dos financiamentos
por Da Redação

Segundo a ANM, diariamente, cerca de 90 famílias correm o risco de perder suas casas

Entender os termos do contrato de financiamento da habitação é um verdadeiro desafio para os mutuários. A linguagem jurídica e os sistemas de cobrança de juros, que mudam com certa freqüência, podem dificultar ainda mais esse trabalho para pessoas que entendem pouco, ou quase nada do sistema financeiro da habitação. Por isso a Associação Nacional dos Mutuários (ANM) presta atendimento gratuito para todo o Brasil. Oferece um serviço que analisa não só documentos firmados com órgão públicos, mas também com construtoras e bancos privados.

O plantão acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na praça da República, 146, 1º andar, Centro, São Paulo. Mais informações pelos telefones 3159-3118 e 3159-3108 ou por meio do site www.anmm.org.br.

PRINCIPAIS PROBLEMAS

Segundo a ANM, diariamente, cerca de 90 famílias correm o risco de perder suas casas, já que a falta de pagamento por três meses pode levar o imóvel a leilão. Os problemas mais frequentes verificados pela ANM são: inadimplência e saldo devedor que nunca abaixa.

DICAS IMPORTANTES

No momento de adquirir o financiamento para a tão sonhada casa própria a Associação Nacional dos Mutuários (ANM) dá 5 dicas para que esse sonho não vire um pesadelo.

Segundo o presidente da ANM, Marcelo Augusto Luz, antes de assinar o contrato, deve-se ater a alguns detalhes que podem ser lesivos no futuro:

- De acordo com a lei 4380/64, as taxas nominais de juros não podem exceder a 10%;

- Os juros de poupança não podem ser aplicados no financiamento, segundo decisão do STF, Adin 494,3;

- Os juros remuneratórios prejudicam a queda do saldo devedor;

- O seguro tem de ser aplicado com base no valor do financiamento;

- A relação renda x prestação não pode exceder a 30% do salário do titular ou dos titulares.

FONTE: http://www.olhao.com.br/economia